segunda-feira, 31 de março de 2025

PC PRENDE SUSPEITOS E APREENDE 30 QUILOS DE DROGAS EM SANTARÉM

O sujeito teria passado a mão na bunda da mulher e a puxado pelo braço

A Polícia Civil do Pará, por meio da Seccional Urbana de Santarém, deflagrou nesta sexta-feira (28) uma operação que resultou na prisão em flagrante de três suspeitos e na apreensão de aproximadamente 30 quilos de substância análoga a crack.

Durante a ação, os policiais também localizaram balanças de precisão, embalagens para acondicionamento de entorpecentes e outros materiais utilizados para o comércio ilegal de drogas.

Os suspeitos foram conduzidos à delegacia, onde foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos e reforça seu compromisso no combate ao crime organizado.

Fonte: PC/PA

HOMEM É PRESO POR ROUBO E FURTO QUALIFICADO EM VITÓRIA DO XINGU

O sujeito teria passado a mão na bunda da mulher e a puxado pelo braço

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Vitória do Xingu, cumpriu, na última sexta-feira (28), um mandado de prisão pelos crimes de roubo e furto qualificado. O mandado foi expedido pela Comarca de Vitória do Xingu.

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Vitória do Xingu, cumpriu, na última sexta-feira (28), um mandado de prisão pelos crimes de roubo e furto qualificado. O mandado foi expedido pela Comarca de Vitória do Xingu.

O indivíduo permanece à disposição da Justiça.

Fonte: PC/PA

ASSASSINATO EM SENADOR JOSÉ PORFÍRIO: JOVEM É MORTO A TIRO PELO PADRASTO

Um assassinato foi registrado no final da tarde deste domingo, 30 de março, em plena via pública, na cidade de Senador José Porfírio, na região sudoeste do Pará. A vítima foi identificada como Joelson Conceição de Souza, conhecido como “Peru“, que foi morto com um tiro de espingarda no rosto.

O principal suspeito do crime é Marco Bandeira Silva, padrasto da vítima e companheiro da mãe de Joelson, que foi preso e encontra-se à disposição da justiça na Delegacia de Senador José Porfírio.

De acordo com o depoimento do suspeito, a motivação do crime teria sido o fato de Joelson ter levado alguns objetos da casa de sua mãe. Marco afirmou ainda que pegou a espingarda com a intenção de intimidar o jovem, mas, ao ser confrontado por Joelson, que teria segurado a arma, o disparo acidentalmente ocorreu, resultando na morte do rapaz.

A Polícia Civil continua investigando o caso para esclarecer todos os detalhes da ocorrência.

Por: Wilson Soares

Fonte: A Voz do Xingu

CASAL DE VITÓRIA DO XINGU SOFRE GRAVE ACIDENTE DE MOTO NA NOITE DE SÁBADO

Um casal de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, sofreu um grave acidente de moto na noite deste sábado, 29 de março. De acordo com informações de testemunhas, a motocicleta, pilotada pela mulher, estava em alta velocidade quando perdeu o controle na curva de uma rua, localizada ao lado do ginásio poliesportivo. O veículo colidiu contra a calçada de uma igreja.

Ambos os ocupantes da moto não usavam capacetes no momento do acidente. Com o impacto, o marido, que estava na garupa, bateu a cabeça e perdeu os sentidos. Os dois ficaram desacordados no local e foram rapidamente socorridos e levados ao hospital municipal.

Segundo familiares, o homem sofreu traumatismo craniano e permanece entubado no Hospital de Vitória do Xingu. Até as 16h deste domingo (30/3), ele ainda aguardava uma vaga para transferência para o Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira. A esposa dele também está internada, mas seu quadro de saúde é estável.

Por: Wilson Soares

Fonte: A Voz do Xingu

EM ABRIL, CONTAS DE LUZ SEGUIRÃO COM BANDEIRA TARIFÁRIA VERDE

Geração de energia por usinas hidrelétricas continua estável no país

FOTO: © MARCELLO CASAL JRAGÊNCIA BRASIlL
No mês de abril, as contas de energia seguem com bandeira tarifária verde. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as contas de luz não terão custo adicional devido às condições favoráveis de geração de energia no país.

Mesmo com a transição do período chuvoso para o seco, a geração das usinas hidrelétricas continua estável.

A Aneel reforça a importância de os consumidores manterem bons hábitos de consumo para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico.

Por: Gésio Passos/Rádio Nacional

Fonte: Radioagência Nacional

CORPO DE HOMEM É ENCONTRADO EM CÓRREGO NA COMUNIDADE SERRINHA, EM ALTAMIRA

FOTO: A Voz do Xingu

Na manhã do último domingo (30), o corpo de um homem foi localizado dentro de um córrego na estrada da comunidade Serrinha, a aproximadamente 8 km da cidade de Altamira, no sudoeste do Pará.

A equipe de perícia identificou, inicialmente, duas perfurações no rosto da vítima, possivelmente causadas por disparos de arma de fogo, o que levanta a suspeita de homicídio. As investigações apontam para a possibilidade de que o homem tenha sido levado ao local e executado, no entanto, a hipótese de desova do corpo também não foi descartada pela polícia.

Após a realização da perícia no local, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), onde será submetido a exames para a identificação da vítima e a confirmação da causa da morte.

A polícia segue investigando o caso para esclarecer as circunstâncias do crime e identificar possíveis autores e qualquer informações que possam auxiliar a polícia podem ser encaminhadas através dos telefones 181 ou 190 sem a necessidade de identificação.

Com informatizações de A Voz do Xingu

quinta-feira, 27 de março de 2025

POLÍCIA CIVIL DO PARÁ PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS EM ALTAMIRA

A Polícia Civil do Pará, por meio da 22ª Seccional Urbana de Altamira, prendeu em flagrante um jovem de 20 anos por tráfico de drogas, em Altamira. O suspeito, foi detido enquanto comercializava entorpecentes em frente à sua residência na noite desta terça-feira (25).

A ação policial foi deflagrada após denúncias sobre a movimentação de drogas no local. Os policiais monitoraram o local e flagraram o suspeito entregando substâncias ilícitas a usuários, cenas registradas em vídeo.

Ao ser abordado, o suspeito estava com certa quantidade de cocaína e confessou que mais drogas estavam em seu quarto. Durante busca no imóvel, os policiais encontraram crack, cocaína e maconha, balança de precisão, celulares, invólucros e uma quantia em dinheiro.

Em depoimento, o suspeito afirmou que as drogas eram fornecidas por um indivíduo, ligado a uma organização criminosa. A polícia investiga a rede de abastecimento.

O acusado foi levado à delegacia para os procedimentos legais. A operação reforça o combate ao tráfico e ao crime organizado na região.

O caso será encaminhado à Justiça, e o suspeito responderá por tráfico de drogas.

Fonte: PC/PA


HOMEM É PRESO POR ESTUPRO EM MEDICILÂNDIA

Nesta terça-feira (25), a Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia de Medicilândia, cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem investigado pelo crime de estupro.

A prisão ocorreu no período da tarde, após investigações que levaram à localização do suspeito que foi detido e conduzido à delegacia, onde passou pelos procedimentos de praxe.

O caso segue em investigação. A ação reforça o compromisso da Superintendência Regional do Xingu no combate a crimes graves na região.

Denúncia - A Polícia Civil do Pará (PCPA) oferece à população a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher Virtual (DEAM Virtual), onde as vítimas de violência doméstica e familiar podem registrar ocorrências e solicitar medidas protetivas. A DEAM Virtual está disponível 24 horas por dia e pode ser acessada no site da PCPA (www.pc.pa.gov.br).

Além disso, existem outras formas de denúncia, como o número 181, que garante anonimato e gratuidade para quem denunciar casos de violência contra a mulher, e o serviço de Inteligência Artificial e Anônima chamado "Iara", pelo WhatsApp (91) 8115-9181.

Fonte: PC/PA 

quarta-feira, 26 de março de 2025

BRASIL NOVO: ACIDENTE DE TRÂNSITO DEIXA MOTOCICLISTA FERIDO NO CENTRO DA CIDADE

Na manhã desta terça-feira (26), por volta das 09h30, uma Guarnição de serviço da Polícia Militar, durante rodadas de rotina, se deparou com um acidente de trânsito na rotatória entre as avenidas Transamazônica e Castelo Branco, no Centro da cidade. O incidente envolveu uma motocicleta Honda Biz e um automóvel Ford Fiesta, de cor preta.

A condutora da motocicleta caiu no chão após a colisão apresentando escoriações. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que prestou apoio no atendimento inicial à vítima e a encaminhou ao setor de emergência do Hospital Municipal Maria José Biancardi onde recebeu os cuidados necessários. De acordo com informações de uma amiga da vítima, a mulher sofreu apenas escoriações, está bem, já recebeu alta hospitalar e está em casa.

O motorista do Ford Fiesta apareceu no local do acidente e auxiliou na prestação de socorro à motociclista.

A Polícia Militar orienta os motoristas a redobrar a atenção em cruzamentos e rotatórias para evitar novos acidentes, especialmente em áreas de grande fluxo de veículos como as avenidas Transamazônica e Castelo Branco.

MAQUINÁRIO USADO EM GARIMPO SERÁ REGISTRADO EM CADASTRO FEDERAL

Logística vai ajudar órgãos ambientais a combater garimpos ilegais

Foto: © IBAMA/DIVULGAÇÃO
O comércio do maquinário que é utilizado em atividades de garimpo poderá ser submetido a um cadastro técnico federal para registro, controle e fiscalização. O cadastro deve ser criado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima por recomendação do Ministério Público Federal.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1635882&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1635882&o=node

A recomendação é de que o Ibama, órgão ligado a pasta ambiental do governo federal, seja o responsável por este registro. O MPF afirma que a criação do cadastro mais detalhado vai ajudar os órgãos ambientais a atuar sobre a logística que alimenta o garimpo ilegal, a avaliar a quantidade e o porte dos equipamentos usados, e a apurar o potencial do dano a ser produzido, além de responsabilizar os envolvidos.

Segundo os procuradores, o cadastro técnico federal de atividades potencialmente poluidoras se refere atualmente apenas ao cadastramento de pessoas físicas e jurídicas e sua localização, e não a um cadastro atrelado aos equipamentos utilizados nessas atividades — o que permite que o maquinário seja facilmente desviado para atividades ilegais.

A recomendação enviada no último dia 19 de março especifica que o cadastro deve abranger equipamentos como dragas, balsas, escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, entre outros da chamada “linha amarela”.

O Ministério Público Federal apresentou três prazos para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O primeiro, de 30 dias, para que a pasta se manifeste sobre o acatamento da recomendação e informe as providências que serão adotadas. A segunda, de 90 dias, para a apresentação de um planejamento com as etapas de criação e implementação do cadastro, incluindo eventuais alterações normativas. E por fim, a efetiva implementação do cadastro técnico deve ocorrer em até um ano a partir do acatamento da recomendação.

Nossa produção entrou em contato com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, mas até o fechamento desta reportagem não tivemos resposta.

Por: Madson Euler/Rádio Nacional

Fonte: Radioagência Nacional

EM BRASIL NOVO 1.689 ELEITORES ESTÃO COM TÍTULOS CANCELADOS

 O prazo para a regularização é até o dia 19 de maio

O município de Brasil Novo, localizado no estado do Pará, conta atualmente com 16.530 eleitores aptos a votar nas próximas eleições. Contudo, um total de 1.689 títulos de eleitor foi cancelado devido à ausência de regularização de dados biométricos ou ao não pagamento de multas eleitorais.

De acordo com a Justiça Eleitoral, cidadãs e cidadãos que não votaram, não justificaram e não pagaram as multas referentes à ausência nas três últimas eleições consecutivas (lembrando que cada turno é contabilizado como uma eleição, incluindo eleições suplementares) são considerados eleitores faltosos. Nessa situação, os títulos podem ser cancelados, impedindo o exercício pleno dos direitos eleitorais.

No entanto, a Justiça Eleitoral informa que ainda é possível regularizar o cadastro e reativar o título. O prazo para a regularização é até o dia 19 de maio de 2025. Para isso, é necessário que os interessados procurem o cartório eleitoral, localizado na Travessa Vinte e Oito de Abril, anexo ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), de Brasil Novo.

Consequências do cancelamento do título

Ter o título de eleitor cancelado pode acarretar diversas dificuldades para os cidadãos, como impedimentos para:

·         Obter passaporte ou carteira de identidade;

·         Realizar matrícula em instituições de ensino superior;

·         Concorrer a concursos públicos;

·         Renovar ou solicitar empréstimos em bancos públicos.

A regularização é simples e rápida, garantindo a participação plena na vida democrática do país. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça a importância de manter o cadastro atualizado, garantindo que todos os cidadãos possam exercer o direito de voto.

Para mais informações, entre em contato com o cartório eleitoral de Brasil Novo ou acesse o site oficial da Justiça Eleitoral.

terça-feira, 25 de março de 2025

PC PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR ABUSO SEXUAL DE CRIANÇA EM ITAITUBA

A Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia de Polícia de Itaituba, com apoio da Polícia Militar, prendeu em flagrante, no último domingo (23), um homem suspeito de cometer abuso sexual contra uma criança de 7 anos.

A equipe policial foi acionada após receber a informação de que uma criança foi vítima de abuso sexual dentro da própria residência. O suspeito teria aproveitado o momento em que a criança estava sozinha em casa para cometer o ato.

Imediatamente, os agentes iniciaram diligências e conseguiram localizar e prender o sujeito em flagrante. Ele foi encaminhado à delegacia, onde foi autuado e ficará à disposição da Justiça.

A Polícia Civil do Pará reforça a importância da denúncia imediata em casos de violência contra menores, por meio do Disque 100 ou do Disque-Denúncia 181, em situações de emergência.

Fonte: PC/PA


POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO E RECUPERA VEÍCULOS ROUBADOS EM ALTAMIRA

A Polícia Civil do Pará, por meio da 11ª Superintendência Regional do Xingu, desarticulou uma ação criminosa em Altamira, resultando na prisão de um homem por tráfico de drogas e na recuperação de veículos roubados.

Na madrugada desta segunda-feira (24), agentes da Seccional de Altamira, com apoio da Polícia Militar, montaram uma barreira policial na BR-230 para interceptar uma moto furtada no sábado (22). Durante a abordagem, o condutor foi detido com porções de crack e cocaína.

O suspeito confessou armazenar mais drogas e uma moto clonada em sua residência. Os agentes adentraram o imóvel com autorização do pai do sujeito. No local, foram apreendidos crack, maconha, uma balança de precisão e uma moto Honda suspeita de furto.

As investigações indicam que o material seria destinado a uma organização criminosa e que a moto furtada seria entregue ao líder da facção em Uruará. O homem foi preso em flagrante e encaminhado ao sistema prisional.

Fonte: PC/PA 

PC CUMPRE MANDADO DE PRISÃO POR HOMICÍDIO EM ALTAMIRA

Nesta segunda-feira (24), a Polícia Civil, por meio da Seccional de Altamira, cumpriu um mandado de prisão temporária contra um homem por homicídio.

O crime ocorreu no dia 21 de março deste ano e vitimou um homem, identificado como Celso José Moraes de Oliveira, em uma chácara no ramal do girassol, localizado na zona rural de Altamira.

Os policiais civis localizaram o homem, realizaram a prisão e o conduziram até a unidade policial para os procedimentos legais cabíveis.

Fonte: PC/PA


STF SUSPENDE JULGAMENTO DE ACUSADA POR ATOS GOLPISTAS

Débora Rodrigues dos Santos é investigada por cinco crimes

© JOEDSON ALVES/AGENCIA BRASIL
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux pediu, nesta segunda-feira (24), vista do processo contra Débora Rodrigues dos Santos por participação nos atos golpistas de 2023. Com o pedido, o julgamento que ocorria no plenário virtual da 1ª turma do STF desde sexta-feira (21) foi suspenso.

Débora é acusada por cinco crimes, entre eles, o de deterioração do patrimônio tombado. No dia 8 de janeiro de 2023, ela pichou a frase “Perdeu, mané” na estátua da Justiça, que fica em frente ao prédio do Supremo.

Ela também foi acusada pelo Procuradoria-Geral da República (PGR) de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de estado, dano qualificado com violência e associação criminosa armada.

O relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, considerou que foi comprovada a participação de Débora no atentado à democracia. Moraes votou pela condenação da acusada a 14 anos de prisão em regime fechado e pelo pagamento de danos morais coletivos no valor de R$ 30 milhões, de forma solidária aos outros réus do processo. O ministro Flávio Dino acompanhou o relator.

A defesa de Débora Rodrigues pediu absolvição por ausência de provas. Os advogados declararam que o voto pela condenação é um "marco vergonhoso na história do judiciário brasileiro".

Além de Fux, a ministra Cármen Lúcia e o ministro Cristiano Zanin ainda votarão. Com o pedido de vista, não há previsão de data para a retomada do julgamento.

Por: Gésio Passos/Rádio Nacional

Fonte: Radioagência Nacional

segunda-feira, 24 de março de 2025

URUARÁ: HOMEM MORRE APÓS CAMINHONETE CAIR DE PONTE NO KM 224 DA TRANSAMAZÔNICA

O veículo estava carregado com açaí. O corpo será transladado para Marabá, onde a vítima morava

Um homem que seria o passageiro de uma caminhonete acabou perdendo a vida na rodovia Transamazônica (BR-230), no município de Uruará (PA), após uma caminhonete que transportava carga de açaí cair dentro do rio. O acidente fatal ocorreu na ponte do Rio Tutuí. O motorista seguia sentido Placas – Uruará, quando por razões não esclarecidas o mesmo acabou caindo da ponte com o veículo. A vítima foi identificada como sendo o nacional, Josivan Lucena de Macedo. O motorista teria conseguido sair com vida sem ferimentos graves.

O acidente aconteceu na madrugada deste domingo, 23 de março. O veículo foi retirado de dentro do rio com o auxílio de um trator do tipo PC. O corpo do passageiro estava dentro do carro e primeiramente teve a remoção sendo realizada para a cidade de Placas e posteriormente será transladado até a cidade de Marabá (PA), onde o mesmo residia.

Uma funerária da cidade de Uruará irá realizar o traslado do corpo.

Não há mais detalhes sobre o acidente até o momento.

Fonte: Gazeta Real Uruará

STJ IMPÕE MULTA AOS PAIS QUE NÃO VACINAREM OS FILHOS CONTRA COVID

Multa está prevista no artigo 249 do ECA

© TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL
Os pais que se recusarem a vacinar seus filhos contra a covid-19 podem ter que pagar uma multa, prevista no artigo 249 do ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A decisão é do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao levar em conta que a vacinação contra a doença foi recomendada em todo o país desde 2022.

O colegiado também sustentou a medida em decisão do Supremo Tribunal Federal, favorável à obrigatoriedade, desde que a vacina tenha sido incluída no Programa Nacional de Imunizações, ou que sua aplicação seja imposta por lei. Outra possibilidade definida pelo Supremo é que haja determinação do poder público, com base em consenso científico.

De acordo com o STJ, o entendimento firmado pela Terceira Turma confirmou a multa de três salários mínimos – a ser revertida ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – aplicada aos pais de uma menina de 11 anos, no Paraná, que se recusaram a vaciná-la conta a covid durante a pandemia.

Em outra decisão recente sobre a questão, o STF considerou inconstitucional uma lei municipal de Uberlândia, em Minas Gerais, que impediu a vacinação compulsória da população e proibiu sanções contra quem não se vacinou em 2022.

Por: Cristiane Ribeiro/Rádio Nacional

Fonte: Radioagência Nacional

STF COMEÇA A DECIDIR SE ACEITA A DENÚNCIA CONTRA BOLSONARO

Ex-presidente é acusado de tentativa de golpe de Estado

© FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal começa a decidir nesta terça-feira se aceita a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados de tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.

São três sessões: às 9 e meia da manhã e às duas da tarde de terça; e às 9 e meia da manhã de quarta-feira.

Os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux vão analisar a denúncia contra o chamado Núcleo 1.

A turma vai examinar se a denúncia da Procuradoria-Geral da República atende os requisitos legais, com demonstração dos fatos enquadrados como crimes e dos indícios de que os investigados foram os autores dos delitos.

Se rejeitar a denúncia, a acusação será arquivada.

Já se for aceita, os acusados viram réus e passam a responder a uma ação penal no STF.

O julgamento vai funcionar assim: primeiro, com a leitura do relatório pelo relator, ministro Alexandre de Moraes. Depois, a PGR tem 30 minutos para apresentar a acusação. Em seguida, cada acusado terá 15 minutos para defesa. Como são oito, ao todo serão duas horas. Após, o relator e os demais ministros votam nas questões preliminares. Depois, o relator vota no mérito, se recebe ou não a denúncia; em seguida os demais ministros.

Do Núcleo 1 fazem parte, Bolsonaro; os generais e ex-ministros Augusto Heleno, Braga Netto, e Paulo Sérgio Nogueira; e o almirante e ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos. Ainda o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem; o ex-ministro da Justiça Anderson Torres; e o tenente-coronel Mauro Cid.

Ao todo, a Procuradoria-Geral da República denunciou 34 pessoas pela trama golpista.

Todos são acusados pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Por: Renato Ribeiro/Rádio Nacional

Fonte: Radioagência Nacional 

ESCOLA PARAÍSO PROMOVE AULA AO AR LIVRE PARA ALUNOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO EM BRASIL NOVO

A Escola Paraíso, localizada no Bairro Cidade Nova, em Brasil Novo, no sudoeste do Pará, inovou na formação educacional ao realizar uma atividade diferenciada com os alunos do ciclo de alfabetização. A ação consistiu em uma aula ao ar livre, que proporcionou às crianças a oportunidade de explorar o município, visitando bairros e conhecendo de perto as instituições locais que, muitas vezes, estavam fora de seu cotidiano.

Denominada “Aula Investigativa”, a atividade teve como tema “O que temos em nosso bairro” e foi voltada para as turmas do 3º ano. O objetivo principal foi ampliar o aprendizado dos alunos ao conectá-los à realidade de sua comunidade. Durante a aula, os estudantes visitaram diferentes estabelecimentos e locais significativos do bairro, como supermercados, torneadoras, oficinas de moto, creches, a garagem dos ônibus escolares, armarinhos e lojas de variedades, além de igrejas.

Essa dinâmica diferenciada permitiu que os alunos vivenciassem na prática o que aprendem em sala de aula, estimulando o senso de pertencimento e promovendo uma compreensão mais ampla sobre a formação e funcionamento dos bairros. Além disso, a iniciativa reforça o vínculo entre os processos de aprendizagem e a realidade local, mostrando a importância de conhecer e valorizar os espaços que fazem parte do dia a dia da comunidade.

Segundo os organizadores, atividades como essa têm um impacto positivo no desenvolvimento das crianças, pois promovem a integração entre educação e vivência prática, enriquecendo a formação cidadã dos alunos. A Escola Paraíso segue comprometida em buscar alternativas pedagógicas que despertem o interesse dos estudantes e tornem o aprendizado ainda mais significativo.

ESCOLA PARAÍSO PROMOVE EVENTO NO DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Nesta quinta-feira, a Escola Paraíso, localizada no Bairro Cidade Nova, em Brasil Novo, no sudoeste do Pará, realizou uma atividade especial com seus alunos para marcar o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial. A programação foi repleta de dinâmicas pedagógicas e reflexivas, com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância do respeito à diversidade e do combate às desigualdades raciais.

As atividades incluíram debates, apresentações culturais e a exibição de vídeos educativos sobre o tema. Um dos destaques do evento foi a palestra ministrada pela promotora pública Dra. Karoline Bezerra Maia, que abordou questões relacionadas à discriminação racial e às diversas formas de enfrentá-la na sociedade.

Segundo a direção da escola, a iniciativa também teve como foco fomentar a empatia e o entendimento sobre as diferentes realidades enfrentadas por grupos étnicos e raciais no Brasil e no mundo. “A escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, destacou um dos professores envolvidos na organização do evento.

Os alunos participaram ativamente das atividades, compartilhando reflexões e produzindo materiais que valorizam a igualdade racial. Essas ações reforçam o compromisso da Escola Paraíso com uma educação que ultrapassa os limites da sala de aula, abordando temas essenciais para a convivência em sociedade.

A homenagem ao Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial demonstra o esforço contínuo da instituição em promover a inclusão, o respeito e a valorização da diversidade. A iniciativa foi amplamente elogiada pelos alunos, professores e comunidade escolar, reafirmando o papel da educação na construção de uma sociedade mais igualitária.

sexta-feira, 21 de março de 2025

EQUATORIAL ANUNCIA DESLIGAMENTO PROGRAMADO EM BRASIL NOVO E MEDICILÂNDIA PARA MELHORIAS NA REDE ELÉTRICA

Haverá interrupção no fornecimento de energia no dia 21 de março, ao longo do dia nas duas cidades, para que as equipes possam realizar as atividades na rede.

A Equatorial Pará informa que realizará desligamentos programados no fornecimento de energia elétrica nas cidades de Medicilândia e Brasil Novo, localizadas no Sudoeste do Pará. Essa ação faz parte de um conjunto de melhorias na rede elétrica, visando oferecer um serviço mais seguro e de qualidade para os clientes da distribuidora.

Os desligamentos programados são essenciais para a execução de manutenções preventivas e corretivas, garantindo maior eficiência no fornecimento de energia tanto nas áreas urbanas quanto rurais atendidas pela distribuidora. Essas intervenções têm como objetivo proporcionar mais conforto, segurança e qualidade de vida para todos os clientes.

Haverá interrupção no fornecimento de energia elétrica no dia 21 de março de 2025 (sexta-feira), nos seguintes horários e locais:

Município: Brasil Novo – Área Rural

Horário: 11:00 às 15:55

• Toda Vicinal Dez e Agrovila Olavio Bilac

Município: Medicilândia – Área Urbana

Horário: 11:55 às 13:55

• Ruas: Antônio Maciel, Genalva Carlos, Henrique Dantas, Independência, Irmã Dulce, José Florêncio, Pedro Lima, União, Victor Quesada

• Travessas: Antônio Almeida, Dom Eurico, Irmã Alienai, Marcos Vinicius, Nelson Pastana, Osamu Kawai, Pedro Lima

Município: Medicilândia – Bairro Cacoal

Horário: 14:00 às 16:05

• Travessas: Alienai, Antônio Almeida (todas entre Avenida Presidente Médici e Rua José Florêncio)

• Avenidas: Marcelo Freire e Rua Genalva Carlos Damasceno (todas entre as Travessas Nelson Pastana e Pedro Lima)

Horário: 14:05 às 16:00

• Travessa Antônio Almeida (entre a Rua Antônio Maciel e Avenida Presidente Médici)

• Avenida Marcelo Freire e Rua Genalva Carlos Damasceno (todas entre Travessa Pedro Lima e Travessa Nelson Pastana)

• Rua José Florêncio (entre Travessa Antônio Almeida e Travessa Pedro Lima)

• Ruas Josiane, Victor Quesada e Irmã Dulce (todas entre Travessa Pedro Lima e Travessa Irmã Alienai)

A Equatorial reforça que durante esse período, é importante que as pessoas não façam intervenções na rede, pois a energia pode voltar antes do horário previsto. Para dúvidas ou registros de suspensão no fornecimento, os clientes podem acessar os canais de atendimento 24h através do 0800-091-0196, o site equatorialenergia.com.br, o aplicativo disponível para os sistemas Android e IOS, e a atendente virtual Clara, no WhatsApp 91-3217-8200.