Ele
também deixa a liderança do Partido Trabalhista
![]() |
| Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido, renuncia ao cargo. Foto: Adrian Dennis/AFP |
Keir
Starmer anunciou a decisão dois anos após assumir o poder, em uma vitória
esmagadora. Ele foi o primeiro líder trabalhista em 14 anos no Reino Unido.
Starmer
vinha perdendo popularidade, mas após o prefeito de Manchester, Andy Burnham,
obter uma vitória para retornar ao Parlamento, na semana passada, a situação
ficou insustentável. Burnham confirmou que vai concorrer à liderança do partido.
"A
pergunta que meu partido faz agora é se sou a pessoa mais indicada para nos
liderar na próxima eleição geral; ouvi a resposta da minha bancada parlamentar
a essa pergunta e a aceito com serenidade. Todas as decisões que tomei tiveram
como prioridade o país que amo; é por isso que renunciarei à liderança do
Partido Trabalhista."
De
acordo com a Agência Reuters, Andy Burnham confirmou que vai concorrer à
liderança do partido e será o provável próximo primeiro-ministro. Burnham já
ocupou cargos ministeriais, na gestão trabalhista, entre 2007 e 2010. Como
prefeito de Manchester, Burnham ganhou projeção nacional ao confrontar o
conservador Boris Johnson, durante a pandemia de Covid-19. Burnham também é
visto como um político capaz de conter o partido populista de direita, Reform
UK, nas próximas eleições legislativas.
A
Grã-Bretanha vem tenho instabilidade desde o referendo do Brexit, em 2016. De
lá para cá, houve uma sucessão de primeiros-ministros não conseguiram concluir
seus mandatos. A saída de Starmer abre espaço para o sétimo líder em 10 anos. O
último que cumpriu um mandato de cinco anos foi o conservador David Cameron.
O
Rei Charles III já recebeu oficialmente a decisão sobre a saída de Starmer, que
permanecerá como interino até o fim da disputa interna dos trabalhistas. O novo
líder deve assumir antes do retorno do Parlamento, no mês de setembro.
Por:
Gabriel Corrêa/Rádio Nacional
Fonte:
Radioagência Nacional

Nenhum comentário:
Postar um comentário