O Rio de Janeiro é o estado com maior número de alistamentos femininos
![]() |
© REUTERS/RICARDO MORAES/ DIREITOS RESERVADOS |
O alistamento feminino foi voluntário e somente para aquelas que completam 18 anos em 2025. A maioria, mais de 8 mil, se alistou no Rio de Janeiro. As 33.721 jovens vão concorrer a pouco mais de 1.400 vagas, distribuídas entre Exército, Marinha e Aeronáutica.
Agora, com o fim do prazo, os alistados e alistadas seguem para as próximas etapas: seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula. As mulheres de 18 anos que se inscreveram serão incorporadas no ano que vem, em março ou agosto, para atuação em 28 cidades brasileiras.
No caso do alistamento masculino - que é obrigatório - os jovens que perderam o prazo pagarão uma multa; e, para regularizar, devem procurar a Junta de Serviço Militar mais próxima de onde mora. Sem essa regularização, não é possível tirar o passaporte, registrar diploma, ou se matricular em instituições de ensino. O jovem também pode ter dificuldade em ingressar em instituições públicas ou empresas que tenham vínculo com o governo e assumir cargos públicos.
Por: Sayonara Moreno/Rádio Nacional
Fonte: Radioagência Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário