quarta-feira, 30 de julho de 2025

TRUMP CONFIRMA APLICAÇÃO DE TARIFA DE 50% SOBRE PRODUTOS BRASILEIROS

Itens como suco de laranja, aço e aviões ficam de fora do tarifaço

© VOSMAR ROSA/MPOR
O presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump, confirmou, na tarde desta quarta-feira (30), a aplicação da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, que começa a valer a partir do dia 6 agosto. A lista exclui da sobretaxa itens como suco de laranja, castanhas, minério de ferro, aço, carvão, petróleo e derivados, madeira, papel, peças e aeronaves.

Trump vem defendendo a versão do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus apoiadores de que haveria perseguição e censura no país, o que configuraria um suposto "abuso dos direitos humanos”. O presidente dos Estados Unidos afirma ainda que está protegendo as empresas norte-americanas de uma suposta censura ilegal. Isso porque o Judiciário brasileiro decidiu pela responsabilização de empresas de tecnologia na moderação de fake news nas redes sociais.

Donald Trump também acusou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de abuso de autoridade e de intimidar seus oponentes, em coordenação com outras autoridades e membros da Corte. Mais cedo, o governo dos Estados Unidos anunciou novas sanções contra Moraes.

Presidente Lula defende soberania do Brasil

Em entrevista ao jornal The New York Times, nesta quarta-feira, o presidente Lula defendeu a soberania do Brasil e afirmou que o país conta com três poderes independentes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Lula ressaltou que Jair Bolsonaro deve julgado sem interferência política:

“Aqui no Brasil, a justiça é independente do Poder Executivo e do Poder Legislativo. Primeiro, porque o Brasil tem uma Constituição, e esse presidente está sendo julgado pela Suprema Corte brasileira com total direito de defesa, porque as acusações não são feitas pelo governo. As acusações são feitas pelas delações de amigos, generais e coronéis de dentro do governo Bolsonaro, e a acusação é feita pela Procuradoria-Geral da República, que tem total autonomia.”

O presidente Lula está em reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin e demais membros do governo para discutir o tarifaço de Trump. O Brasil deve divulgar medidas de reciprocidade e de apoio para exportadores.

Por: Gésio Passos/Radio Nacional

Fonte: Radioagência Nacional

PC RECAPTURA FORAGIDO DA JUSTIÇA EM SENADOR JOSÉ PORFÍRIO

Nesta quarta-feira (30), a Polícia Civil do Pará, por meio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) e da Delegacia de Homicídios de Marabá, cumpriu um mandado de prisão contra um foragido da Justiça pelos crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas, em Senador José Porfírio.

A operação “Belo Monte” aconteceu de forma conjunta entre a CORE, o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Minas Gerais e do Pará, além do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI) do Ministério Público do Estado do Pará.

Entenda o caso - O sujeito foi localizado e capturado em uma fazenda e com ele foram encontrados uma pistola de calibre 9mm, dois carregadores e 13 munições de calibre 9mm. Além disso, o criminoso portava uma cédula de identidade falsa em nome de outra pessoa e outros dois aparelhos celulares foram apreendidos no local.

O suspeito foi preso e conduzido até a unidade policial para as medidas necessárias.

Fonte: PC/PA

PCPA DÁ CUMPRIMENTO A MANDADO DE PRISÃO DE HOMEM ACUSADO DE ABUSAR DOS FILHOS EM ITAITUBA

A PCPA, através da Seccional Urbana de Itaituba, deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro de vulnerável na tarde desta segunda-feira (28).

Após diligências, foi identificado que o suspeito cometeu o crime contra sua filha mais nova, uma adolescente de 16 anos, desde que ela tinha 10 anos de idade. O filho do sujeito também foi vítima dos abusos sexuais praticados pelo pai.

Os abusos ocorriam no ambiente doméstico e o investigado ameaçou as vítimas e a genitora de morte caso fosse denunciado.

Após diligências, o acusado foi preso e já está à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: PC/PA

ESTADOS UNIDOS APLICAM SANÇÕES A MORAES POR MEIO DA LEI MAGNITSKY

Visto norte-americano do ministro havia sido revogado em 18 de julho

© VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL
Os Estados Unidos anunciaram, nesta quarta-feira (30), a aplicação de sanções, por meio da Lei Magnitsky, contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Essa é mais uma ação do governo norte-americano contra o magistrado, após a revogação do visto do ministro em 18 de julho.

A Lei Magnitsky permite que os Estados Unidos imponham sanções fora da jurisdição americana contra pessoas ou instituições que sejam acusadas de corrupção ou que tenham desrespeitado direitos humanos. A acusação contra Moraes é que ele desrespeitou a liberdade de expressão na condução das ações sobre a tentativa de golpe de estado no Brasil.

Segundo o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, Moraes teria como alvo, entre outros, políticos da oposição no Brasil, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, e plataformas de rede social dos Estados Unidos.

De acordo com a nota, se Alexandre de Moraes tiver bens ou empresas nos Estados Unidos, eles serão congelados. Instituições que permitirem transações financeiras em nome do ministro também podem ser sancionadas.

CASO É GRAVE

O advogado e mestre em direito penal pela Universidade de Harvard Bernardo Weaver, que trabalhou com sanções em Washington, diz que o caso é grave. Um banco brasileiro que não obedeça à decisão pode ser excluído do sistema de compensação financeira internacional, o que impossibilita transações com outros países.

“Eu desconheço instituições financeiras que tenham ido de encontro às sanções do Departamento do Tesouro. E, se esse for o caso, a gente vai estar arriscando uma crise financeira no Brasil”, destacou o advogado.

A proibição pode impedir, inclusive, o ministro de ter acesso ao salário no banco.

“Uma pessoa sancionada pelo Departamento do Tesouro Americano conseguiria realizar transações. Existem duas mais práticas: uma é em Bitcoin, e a outra é em espécie. ”

Segundo Bernardo Weaver, o ministro pode entrar com uma ação nos Estados Unidos para tentar reverter a sanção. Outra saída é o Brasil buscar uma negociação por via diplomática.

Por: Gabriel Brum/Rádio Nacional

Fonte: Radioagência Nacional

HOMICÍDIO QUALIFICADO É REGISTRADO NO BAIRRO VITÓRIA RÉGIA EM BRASIL NOVO (PA)

O crime ocorreu a cerca de 50
metros da casa da vítima.
Na tarde desta terça-feira, 29 de julho de 2025, um homicídio qualificado foi registrado no município de Brasil Novo, sudoeste do Pará. A vítima foi identificada como Anderson Fernandes Coelho, de 41 anos.

A ocorrência foi atendida por volta das 15h50, após a guarnição da Polícia Militar ser acionada via telefone funcional com a informação de um possível homicídio na interseção da Travessa 07 com a Travessa 08, no bairro Vitória Régia, e ao chegar ao local, a equipe policial encontrou a vítima já sem sinais vitais. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também compareceu ao endereço e confirmou o óbito. Imediatamente, a área foi isolada para preservar a cena do crime.

Vítima
A Polícia Civil foi acionada e se fez presente por meio dos investigadores IPC Ana e IPC Maike, dando início aos procedimentos de investigação. O Instituto Médico Legal (IML), representado pelo perito criminal Maciel, realizou a perícia técnica no local.

Segundo informações preliminares coletadas com testemunhas, a vítima foi surpreendida por um indivíduo não identificado que efetuou diversos disparos de arma de fogo no momento em que Anderson se aproximava de sua residência. O autor fugiu em seguida, tomando rumo desconhecido. O crime ocorreu a cerca de 50 metros da casa da vítima.

Durante a perícia, foram recolhidos cinco estojos de munição calibre 9mm, que foram devidamente armazenados para análise pericial. Ainda conforme testemunhas, Anderson Fernandes Coelho não possuía histórico de envolvimento com atividades criminosas.

Após a remoção do corpo e a finalização da coleta de vestígios, a cena do crime foi oficialmente liberada.

A Polícia Civil seguirá com as investigações para identificar o autor e esclarecer a motivação do crime.

As informações são da Polícia Militar de Brasil Novo

terça-feira, 29 de julho de 2025

URUARÁ: SUSPEITO DE TENTAR ASSALTAR AGÊNCIA DA BUBURÉ É BALEADO NUMA INTERVENÇÃO DA PM

O caso ocorreu na noite dessa segunda, 28, e o indivíduo está hospitalizado

A Polícia Civil busca identificar um indivíduo que tentou assaltar a agência da Buburé (Cooperativa de Transporte de Passageiros) em Uruará (PA), utilizando uma faca. Caso ocorrido na noite dessa segunda-feira, 28 de julho, no centro da cidade.

O sujeito acabou ficando ferido durante intervenção da Polícia Militar. O mesmo teria resistido a prisão e tentou fugir pelas ruas do Bairro Vila Brasil, mas acabou ferido a tiros ao confrontar a polícia.

Ele foi socorrido pela guarnição policial e encaminhado para a unidade de saúde, onde permanecia algemado na cama do hospital.

Ainda não há mais detalhes de como a tentativa de assalto ocorreu.

A Polícia Civil busca informações sobre familiares do suspeito, e se ele é de Uruará ou de outro município da região.

O Suspeito está hospitalizado no Hospital Municipal de Uruará (HMU) e deve ser preso após receber alta hospitalar, sendo conduzido para a Delegacia.

Estamos apuando mais detalhes sobre o caso e a qualquer momento poderemos estar atualizando esta matéria. Volte aqui mais tarde para conferir...

Fonte: Gazeta Real Uruará

SUSPEITO DE LIDERAR GRUPO CRIMINOSO É PRESO EM OPERAÇÃO CONJUNTA DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR EM ALTAMIRA

Na manhã desta terça-feira (29), uma operação conjunta entre a Delegacia de Homicídios e a Polícia Militar resultou na prisão de um homem identificado como Jairo, de 30 anos, no bairro São Domingos, em Altamira, sudoeste do Pará.

De acordo com as autoridades, Jairo é suspeito de chefiar um grupo criminoso responsável por uma série de crimes na cidade. Durante a ação, os policiais localizaram com o suspeito diversos artefatos, entre eles armas de fogo, munições, balança de precisão e substâncias entorpecentes, indicando possível envolvimento com o tráfico de drogas e outros delitos.

A operação foi coordenada pela Delegacia de Homicídios e contou com o apoio de equipes da Polícia Militar. A prisão de Jairo é considerada um passo importante no combate à criminalidade na região.

Após a detenção, o suspeito foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Altamira, onde permanece à disposição da Justiça.

As investigações seguem para identificar outros integrantes do grupo criminoso e esclarecer a participação do preso em crimes já registrados no município e na região.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

JOVEM MORRE EM GRAVE ACIDENTE DE MOTO NA VICINAL 13, EM BRASIL NOVO.

Na noite do último domingo (27), por volta das 18h50, um grave acidente de trânsito foi registrado no cruzamento do Travessão da 13 com a Travessa 07, no Bairro Vitória Régia, em Brasil Novo (PA). A colisão envolveu duas motocicletas e resultou na morte de Lucas Amorim dos Santos, de 25 anos.

De acordo com informações repassadas à Guarnição da Polícia Militar (GUPM), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) acionou a equipe para atender a uma ocorrência de acidente com vítima fatal. Ao chegarem ao local, os policiais constataram que se tratava de uma colisão entre duas motos — uma Honda CG 150 Titan ES (placa NMS-9484) e uma Honda NXR160 Bros ESDD (placa QEK-5914).

Segundo relato da testemunha Edvaldo de Araújo, que observava da varanda de sua residência, ambas as motocicletas trafegavam no mesmo sentido, vindo da zona rural em direção ao centro da cidade, quando uma delas colidiu lateralmente na outra, provocando a queda dos ocupantes.

Lucas Amorim dos Santos, foi arremessado
 a cerca de 27 metros e morreu no local
A vítima fatal, Lucas Amorim dos Santos, foi arremessada a cerca de 27 metros do ponto de impacto e morreu no local. Já os ocupantes da motocicleta Bros — Leoclecio Francisco da Silva, de 53 anos (condutor), e Autielio Soares dos Santos, de 58 anos (garupa) — foram projetados a aproximadamente 5 metros e socorridos pelo SAMU. Autielio sofreu uma fratura na perna, enquanto Leoclecio apresentava escoriações na região torácica e suspeita de trauma interno.

Chama a atenção das autoridades o fato de que nenhum dos envolvidos fazia uso do capacete no momento do acidente, o que pode contribuir para a agravamento de lesões em acidentes como esse.

A área foi isolada pela PM até a chegada da Polícia Civil, representada pelo investigador IPC Maike, que acionou o Instituto Médico Legal (IML). O corpo de Lucas foi removido por volta das 20h30 pelo perito Rômulo, na presença do irmão da vítima, Damião, que acompanhou o translado até o IML de Altamira.

Os veículos envolvidos foram retirados do local com o apoio da Polícia Civil. O caso segue sendo investigado para esclarecer as causas do acidente.

Neste mesmo local foi registrado outro acidente grave no mesmo final de semana em que a vítima teve fraturas na clavícula, nas costelas, teve uma leve perfuração no pulmão e se encontra internada no Hospital Municipal Maria José Biancardi em estado grave a espera de um leito no Hospital Regional Público da Transamazônica.

O trágico episódio reforça a necessidade de maior conscientização sobre o uso de equipamentos de segurança e o respeito às normas de trânsito nas vias do município.

As informações são da Polícia Militar de Brasil Novo

POLÍCIA INVESTIGA CASO DE MULHER ASSASSINADA A TIRO EM MEDICILÂNDIA

O homicídio ocorreu na noite de sábado, 26

Uma mulher foi assassinada a tiro na cidade de Medicilândia (PA) na noite desse sábado, 26 de julho. A vítima identificada como sendo a nacional, Ângela Maria da Silva Alves, de 40 anos, foi alvejada a tiro e não resistiu. 

A polícia está investigando o crime de homicídio que ocorreu por volta das 23h na Rua Antônio Maciel.

A motivação e autoria do crime ainda são desconhecidas.

Logo após o crime ser consumado, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada pelo filho da vítima. 

A guarnição se deslocou até ao local, isolou a cena de crime e acionou a Policia Civil. A PM também coletou informações com uma nacional, cuja estava acompanhando Ângela, e a mesma relatou que os assassinos foram dois indivíduos, os quais estavam numa motocicleta e após efetuarem o disparo, seguiram para destino ignorado.

A Polícia Militar intensificou o policiamento no intuito de conseguir observar qualquer atitude suspeita, afim de prender os autores do assassinato, mas sem êxito.

Fonte: Gazeta Real Uruará

SECRETÁRIO DOS EUA DIZ QUE TARIFAÇO CONTRA BRASIL NÃO VAI SER ADIADO

Tarifa de 50% sobre produtos brasileiros entra em vigor no dia 1º

(Foto: REUTERS/Nathan Howard)
O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou neste domingo (27) que as tarifas aos produtos brasileiros a partir de 1º de agosto não serão adiadas e que os produtos importados do Brasil serão taxados em 50%. A afirmação foi feita durante entrevista ao programa Fox News Sunday.

Apesar de descartar qualquer possibilidade de negociação após 1º de agosto, Lutnick afirmou que o presidente estadunidense Donald Trump permanece aberto para conversar. Por outro lado, ponderou que tais conversas podem esbarrar em dificuldades e não terem sucesso em um eventual novo acordo.

No dia 9 de julho, o presidente dos Estados Unidos enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciando a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras.

No documento, Trump diz ter adotado a medida sob a justificativa de que o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, estaria sofrendo perseguição política.

Os Estados Unidos também iniciaram uma investigação interna contra práticas comerciais do Brasil que consideram supostamente “desleais”, como por exemplo as recentes disputas judiciais envolvendo plataformas digitais, e até o sistema de pagamento Pix.

Desde o anúncio do chamado tarifaço, o governo brasileiro tem se engajado na negociação. O próprio presidente Lula tem dito publicamente que está tentando dialogar com Washington, mas ainda sem respostas. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, lideram as iniciativas para uma solução diplomática com os Estados Unidos.

O governo brasileiro também criou o Comitê Interministerial de Negociações e Contra medidas Econômicas e Comerciais, para responder à aplicação de medidas tarifárias unilaterais, por países ou blocos econômicos, prejudiciais ao Brasil.

Uma série de reuniões, no âmbito do Comitê, já foi realizada junto ao setor produtivo.

Por: Pedro Lacerda/Rádio Nacional

Fonte: Radioagência Nacional

sexta-feira, 25 de julho de 2025

URUARÁ: PM PRENDE DOIS INDIVÍDUOS FLAGRADOS COM DROGAS

Dois indivíduos foram flagrados pela Polícia Militar com porções de cocaína para vender. Eles estavam numa motocicleta em frente a uma residência da Rua Bahia no Bairro Vila Brasil, e acabaram presos. A droga foi apreendida.

Os dois suspeitos, de 24 anos que já tem passagem na polícia por tráfico de droga e o outro de 21 anos, ao verem a aproximação da PM tentaram empreender fuga, mas foram contidos no local. Vários invólucros de sacos plásticos de "shopp" foram encontrados próximos aos nacionais. Também foram localizados oito sacos contendo substâncias análoga a cocaína pesando cerca de um grama cada, além de prato de vidro contendo a mesma substância, uma balança de precisão, tesoura pequena de cabo preto e R$ 560,00 (quinhentos e sessenta reais).

Para os policiais eles confessaram que estavam "embalando" entorpecentes e comercializando com objetivo de ganhar dinheiro para comprar bebidas alcoólicas e ir para festas, sendo que cada papelote era vendido por R$ 50,00 reais.

Diante dos fatos os nacionais foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil de Uruará para os procedimentos cabíveis, sendo necessário o uso de algemas, devido o risco de fuga.

Fonte: Gazeta Real Uruará


MULHER É PRESA POR ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA EM ALTAMIRA

Na tarde desta quinta-feira (24), a Polícia Civil do Pará, através da Seccional Urbana de Altamira, deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra uma mulher por associação criminosa, lavagem de dinheiro e crimes contra economia popular.

Após investigação, a mulher foi encontrada em uma lanchonete no município de Altamira e levada para diligências cabíveis serem tomadas.

A suspeita se entregou sem resistência e já se encontra à disposição da Justiça.

Fonte: PC/PA 

CRIMINOSOS USAM IMAGEM DE BLOGUEIRA DE URUARÁ PARA FAZER VAKINHA ON-LINE EM NOME DA BLOGUEIRA

Os golpistas já arrecadaram mais de R$65 mil com a Vakinha

A blogueira Tandinha Rodrigues (Érca Rodrigues) do município de Uruará (PA) está sendo vítima de criminosos que estão usando a sua imagem (vídeos e fotos) de modo indevido para aplicar golpe financeiro através de uma vakinha on-line.

Fizeram uma conta (no Instagram) e pegaram cortes dos meus vídeos e fizeram um vídeo e criaram um anúncio dentro dessa conta que eles fizeram que não é em meu nome e aí junto desse vídeo com o anúncio, fizeram uma vakinha on-line aonde estão arrecadando dinheiro. Nesse vídeo que eles criaram essa campanha, distorceram toda a realidade da vida que eu vivo e colocaram uma voz artificial (de IA)”, disse a blogueira.

Tandinha Rodrigues tem atualmente cerca de 330 mil seguidores no seu perfil do Instagram.

A página que está aplicando o golpe divulgando o falso vídeo é a INSTITUTOAMORBOM..

Cuidado, não faça doação!

A meta dos criminosos é alcançar R$200 mil com a vakinha on-line e até esta sexta-feira, 25 de julho, eles já tinham conseguido 117 doações totalizando R$65,1 mil. Mas se trata de um golpe financeiro. Não existe vakinha on-line em nome da blogueira Érica Rodrigues, a Tandinha Rodrigues.

O caso já foi denunciado na Delegacia de Polícia Civil de Placas (PA), com o registro do Boletim de Ocorrência.

Fonte: Gazeta Real Uruará

GENERAL AFIRMA QUE FOI AUTOR DO PLANO PUNHAL VERDE AMARELO

Planejamento previa assassinato de Lula, Alckmin e Moraes

© MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
O general Mário Fernandes confirmou no Supremo Tribunal Federal que foi autor do plano Punhal Verde Amarelo.

O planejamento previa o assassinato do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do STF Alexandre de Moraes.

O general foi um dos seis réus do Núcleo 2 da tentativa de golpe de Estado interrogados nessa quinta-feira (25).

O grupo reúne acusados de elaborar a “minuta do golpe”, monitorar autoridades e impedir o voto de eleitores em 2022.

No depoimento, o general Mário Fernandes afirmou que o arquivo retrata um pensamento que foi digitalizado.

Outro interrogado foi o ex-diretor da PRF, Silvinei Vasquez.

Ele negou ter determinado ou recebido ordens do ex-ministro da Justiça Anderson Torres para a realização de blitzes ilegais no Nordeste para barrar eleitores de Lula.

Na Segunda Turma foram ouvidos os sete réus do Núcleo 4, que seria responsável por espalhar notícias falsas e atacar instituições e autoridades. Todos negaram as acusações.

O Supremo encerrou a fase de interrogatórios dos Núcleos 2 e 4.

Na próxima segunda-feira acontece a oitiva dos nove réus do Núcleo 3, formado por nove militares do Exército e um policial federal.

Eles são acusados de atentar contra o sistema eleitoral e de planejar ações golpistas, incluindo o assassinato de autoridades.

Por: Renato Ribeiro/Radio Nacional

Fonte: Radioagência Nacional

TRAMA GOLPISTA: FILIPE MARTINS DIZ TER SIDO USADO COMO BODE EXPIATÓRIO

Acusação envolve Mauro Cid, delator da tentativa de golpe de Estado

© MARCELLO CASAL JRAGÊNCIA BRASIL
O ex-assessor da Presidência da República para Assuntos Internacionais no governo de Jair Bolsonaro, Filipe Martins, afirmou, nesta quinta-feira, que acredita ter sido usado como bode expiatório pelo tenente-coronel Mauro Cid, delator da trama golpista envolvendo o ex-presidente. Segundo Martins, houve seletividade por parte da Polícia Federal em seu indiciamento no caso.

“Eu considero, sim, que tenha havido uma seletividade por parte, sobretudo, da Polícia Federal em relação à minha pessoa. Seletividade que começa, evidentemente, com um delator que conta uma série de mentiras, mas que poderia ter sido sanada de forma muito clara. E explico por quê. Quando o delegado Fábio Shor, ao colher os depoimentos da delação do coronel Mauro Cid, ele pergunta de forma objetiva e clara: coronel Mauro Cid, o senhor tem algum elemento material que corrobore tudo isso que o senhor está dizendo sobre o Filipe Martins? Ele fala, não, doutor, não tenho. E o delegado, aparentemente, ignora que um acordo de delação precisa, sim, ser corroborado por elementos de prova. ”

Em seu depoimento, Martins destacou que há pareceres da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República (PGR) que colocaram em dúvida a credibilidade da delação de Mauro Cid, inclusive, apontando indícios de proteção de pessoas por parte do delator.

Martins foi interrogado nesta quinta-feira (24) e é um dos seis réus do Núcleo 2 da ação que apura a trama golpista, que, segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República, visava manter Bolsonaro no poder.

Na delação, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro afirmou, por exemplo, que Filipe Martins participou de uma reunião com comandantes das Forças Armadas e Bolsonaro, no dia 7 de dezembro, ocasião em que teria apresentado uma minuta de decreto golpista para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Todos os réus do Núcleo 2 respondem pelos crimes de organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Somadas, as penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.

Por: Pedro Lacerda/Rádio Nacional Com informações da Agência Brasil

Fonte: Radioagência Nacional

QUASE R$ 13 BI EM LUCROS DO FGTS SERÃO DISTRIBUÍDOS AOS TRABALHADORES

Medida foi aprovada nesta quinta-feira (24); pagamento deve ocorrer até o fim de agosto

© JOÉDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL
Quase R$ 13 bilhões em lucros do FGTS serão distribuídos aos trabalhadores, até o fim de agosto, nas contas vinculadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A medida foi aprovada nesta quinta-feira (24) pelo Conselho Curador do FGTS e representa 95% do lucro registrado em 2024, de R$ 13,6 bilhões.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), serão beneficiadas cerca de 134 milhões de pessoas, que tinham saldo no fundo até 31 de dezembro do ano passado. O dinheiro será distribuído proporcionalmente ao saldo de cada conta naquela data.

A rentabilidade do FGTS em 2024 subiu para 6,05%, acima da inflação do ano, que foi de 4,83%.

A consulta ao valor do lucro que será depositado pode ser feita pelo aplicativo FGTS ou no site da Caixa, mediante cadastro do trabalhador. Lembrando que o valor do fundo só pode ser sacado em situações previstas por lei, como demissão sem justa causa, compra da casa própria, doença grave ou no saque-aniversário.

Lucro do FGTS caiu 41,8% em 2024

Em relação ao ano anterior, o lucro líquido do FGTS em 2024 caiu 41,8%, principalmente por dois motivos: em 2023, o fundo teve um ganho muito grande, de R$ 9 bilhões, envolvendo o Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, algo que não se repetiu em 2024. Além disso, o FGTS gastou mais com subsídios para ajudar pessoas a comprarem suas casas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. No ano passado, foram distribuídos R$ 15,2 bilhões, beneficiando cerca de 130,8 milhões de cotistas.

Desde 2017, o lucro do fundo é dividido entre os cotistas como forma de melhorar o rendimento.

Por: Oussama El Ghaouri/Rádio Nacional

Fonte: Radioagência Nacional

LULA DIZ QUE TRUMP NÃO TEM INTERESSE EM CONVERSAR SOBRE TARIFA

Durante evento em MG, Lula ironiza estratégia de negociação de Trump

© MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
O presidente Lula afirmou, nesta quinta-feira (24), durante um evento no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não tem interesse em conversar sobre o tarifaço de 50% imposto ao Brasil, previsto para entrar em vigor no dia 1º de agosto.

“Ele não quer conversar. Se ele quisesse conversar, ele pegava o telefone e me ligava. Eu conversei com o Clinton, conversei com o Obama, conversei com o Bush, conversei com o Biden, converso com o Xi Jinping, converso com a Índia, converso com o Canadá. Ontem eu conversei 40 minutos com o presidente do México, eu converso com o Paraguai, com a Bolívia, com a Malásia, com a Indonésia. Com todo mundo eu converso, mas ele não quis conversar”.

Lula deu as declarações durante o I Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola do Sudeste, que envolve iniciativas interministeriais nas áreas de educação, igualdade racial, direitos humanos e povos indígenas.

Em tom bem-humorado, o presidente brasileiro ironizou a estratégia de Donald Trump de atacar e depois voltar atrás ou interromper as negociações.

“Eu não sou mineiro, mas eu sou bom de truco, e se ele estiver trucando, ele vai tomar um seis. Primeiro, porque o Brasil está acostumado a negociar. Nós íamos negociando, já tínhamos feito dez reuniões com os Estados Unidos, dez. Dia 16 de maio, mandamos uma carta para eles pedindo explicação das propostas que já tínhamos feito. Dia 16 de maio, não responderam. O que responderam foi o site.”

Lula já declarou anteriormente que o Brasil vai adotar a Lei da Reciprocidade, caso seja taxado.

O presidente brasileiro também criticou a fala do líder norte-americano de que a justiça brasileira estaria fazendo uma ‘caça às bruxas’ no julgamento em que o ex-presidente Jair Bolsonaro é réu, acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado.

Apesar das críticas, Lula afirmou que o Brasil está pronto para negociar, caso Donald Trump queira.

Por: Pedro Lacerda/Rádio Nacional

Fonte: Radioagência Nacional

MORAES DESCARTA PRISÃO DE BOLSONARO POR DESCUMPRIMENTO DE CAUTELAR

Ex-presidente está proibido de usar redes sociais

© ROSINEI COUTINHO/STF
O ministro Alexandre de Moraes advertiu o ex-presidente Jair Bolsonaro e descartou a prisão após postagens em redes sociais.

Na decisão desta quinta-feira (24), Moraes afirma que deixou de converter as medidas cautelares em prisão preventiva por se tratar de irregularidade isolada.

Bolsonaro é réu na ação que apura a tentativa de golpe e suspeito de atrapalhar as investigações.

Desde a semana passada, ele cumpre medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de usar redes sociais diretamente ou por terceiros.

Mas, na segunda-feira (21), o ex-presidente se encontrou com aliados na Câmara dos Deputados, mostrou a tornozeleira e falou com a imprensa.

Logo depois, Alexandre de Moraes deu prazo de 24 horas para Bolsonaro explicar o descumprimento das medidas.

Em resposta, a defesa do ex-presidente afirmou que ele seguiu as determinações sobre uso das redes e que não tem controle sobre publicações de terceiros.

No entanto, para Alexandre de Moraes, não há dúvidas de que houve descumprimento da medida cautelar.

Segundo o ministro, as redes sociais do filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, foram utilizadas a favor do pai.

Na decisão, Alexandre de Moraes destacou que não existe proibição para a concessão de entrevistas ou discursos públicos ou privados.

No entanto, o ministro afirmou que a restrição à utilização das redes sociais não pode ser burlada por esquemas espúrios que, pretendendo manter diversas veiculações em redes sociais por “milícias digitais”, apoiadores políticos ou outros investigados, continuem a propagar os mesmos atos executórios ilícitos.

Nesta manhã Bolsonaro, familiares e aliados participaram de um culto na Catedral da Benção, na região administrativa de Taguatinga, a cerca de 25 quilômetros de Brasília.

Por: Renato Ribeiro/Rádio Nacional

Fonte: Radioagência Nacional

quinta-feira, 24 de julho de 2025

ULTRAPASSAGEM INDEVIDA PROVOCA GRAVE ACIDENTE NA BR-230, EM PACAJÁ (PA).

Ultrapassagens em locais indevidos, somados às más condições de muitos veículos, podem colocar em risco a vida de muitas pessoas.

Câmeras de segurança registraram o momento exato de um acidente na rodovia transamazônica BR-230, próximo ao município de Pacajá, no sudoeste do Pará. O caso aconteceu na tarde da segunda-feira, envolvendo dois veículos. Nas imagens é possível ver um carro modelo D20 tentando fazer uma ultrapassagem. Durante a manobra, o motorista passa por uma motocicleta, mas acaba perdendo o controle e colide contra a mureta de proteção da rodovia.

Com o impacto, o motociclista é arremessado para fora da estrada. O motorista do carro também é lançado para fora do veículo, aparentemente pela janela. Um acidente grave, que por pouco não terminou em uma tragédia ainda maior.

Segundo informações repassadas por populares, pelo menos duas pessoas ficaram feridas e foram socorridas pela unidade de saúde de Pacajá, mas não tiveram ferimentos com gravidades. Esse tipo de ocorrência é preocupante na rodovia transamazônica.

Ultrapassagens em locais indevidos, somadas às más condições de muitos veículos, podem colocar em risco a vida de muitas pessoas nas rodovias da região.

O impacto também causou danos na carroceria da D20, que carregava várias mercadorias. Parte da carga ficou espalhada pela pista. Outro vídeo mostra o momento em que o motociclista recebe os primeiros socorros ainda no local do acidente.

As informações são do Confirma Notícias.