quinta-feira, 17 de novembro de 2022

OPERAÇÃO REPÚBLICA REGISTRA 32 PRISÕES NO PARÁ

Balanço foi divulgado pela Segup; entidade considera que movimentação no feriado de Proclamação da República foi tranquilo.

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAN

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) coordenou a “Operação República”, no último final de semana prolongado, em alusão ao feriado da Proclamação da república, comemorado na última terça-feira,15. Em torno de 800 agentes de segurança, reforçaram as ações preventivas e ostensivas em 27 localidades do estado.

As atividades foram desenvolvidas juntamente com os órgãos de segurança do estado, que de forma integrada, atuaram nos principais balneários e praias do Pará, em especial aquelas mais procuradas, nesses períodos, pelos paraenses. A operação iniciou na última sexta-feira, 11, e finalizou nesta quarta-feira (16).

”Montamos um esquema especial para atender as demandas durante esse feriado prolongado da proclamação da república. Nossos agentes de forma integrada atuaram em 27 localidades reforçando as ações policiais e de fiscalização de trânsito para que pudéssemos garantir um feriado tranquilo aos paraenses” disse o secretário adjunto de Operações da Segup, Cel. Alexandre Mascarenhas.

Produtividade - Durante o período da operação foram registrados 251 boletins de ocorrências pela Polícia Civil; que também cumpriu dois mandados de prisão, além de 40 pessoas presas em flagrante. Mais de 30 estabelecimentos foram fiscalizados, e houve uma intimação. Também foram apreendidas ainda 479 gramas de entorpecentes.

O Departamento de Trânsito do Estado registrou 1.015 infrações de trânsito e autuou pela “Lei Seca” 64 condutores e 36 pelo crime de alcoolemia. O Detran efetuou ainda 11 prisões e instaurou 11 inquéritos.

“Conseguimos registrar baixos índices de ocorrência durante esse feriado em todo o Estado, isso nos aponta um saldo positivo diante das ações desempenhadas pelos órgãos de segurança integrados na Operação. Todo o esquema planejado foi executado dentro do esperado, possibilitando que as ações fossem realizadas dentro da expectativa analizada pelas equipes de segurança”, destacou Alexandre Mascarenhas. 

CICC - em Salinópolis, um dos destinos mais procurados pelos turistas, nessa época do ano, foi instalado o Centro Integrado de Comando e Controle da Segurança Pública, com objetivo de centralizar as ações desenvolvidas na região e adjacências. As equipes fiscalizaram estabelecimentos comerciais, e atuam no combate à poluição sonora, além de desenvolver as ações preventivas e de enfrentamento à criminalidade.

Na praia do Atalaia, foram instaladas “bandeirolas” para ordenar o fluxo de trânsito, a fim de garantir maior segurança aos banhistas e condutores de veículos que transitam pela extensão de areia.

Localidades - A Operação República foi realizada em 27 localidades do estado, contando com o reforço no efetivo de 800 agentes de segurança, atuando nas ações ostensivas e preventivas. Ainda nas rodovias e em vias públicas municipais, as equipes atuaram na fiscalização da Lei Seca, através da implementação de barreiras fixas e/ou móveis, cuja finalidade é coibir a incidência de condutores de veículos sob o efeito de álcool. As ações finalizaram na manhã desta quarta-feira (16), garantindo o retorno seguro de todos.

Integração - Participaram da Operação “República ” as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), Polícia Científica, Centro Integrado de Operações (Ciop), Disque-Denúncia, Guardas Municipais, órgãos de Trânsito Municipais, com apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu).

Texto: Walena Lopes (Segup)

Fotos: Talison Lima (PCPA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário