sábado, 8 de outubro de 2022

MORADORES DENUNCIAM DESMATAMENTO E QUEIMADAS EM ÁREA DE PROTEÇÃO EM ANAPU

Virola Jatobá vem sendo alvo de invasões e exploração ilegal de madeira há vários anos

Foto: Reprodução

Registros feitos por um morador de Anapu, sudoeste do Pará, mostram uma área de mata protegida, sendo incendiada. O foco foi registrado no PDS Virola Jatobá. "Olha aí ohh, é isso aí, e ali já tem outra no jeito, tá vendo ali? Já tem outra no jeito pra tacar fogo.", afirma o morador em um vídeo.

Assentamento criado pelo INCRA para o uso sustentável da área por meio da agricultura e extrativismo família, o Virola Jatobá vem sendo alvo de invasões e exploração ilegal de madeira há vários anos. Território de conflito, o PDS tem uma extensa área de floresta nativa, árvores nobres que atraem madeireiros ilegais.

Nas imagens é possível identificar dois crimes ambientais em curso, queimada e desmatamento. Enquanto uma área é incendiada para dar lugar ao pasto, outra já está sendo desmatada e também deve ser incendiada.

"Olha na placa aí, escrito em amarelo: área protegida. Mas olha a devastação, uma derrubada monstra aqui no meio da mata.", afirma o denunciante.

Idealizado pela missionária americana Dorothy Stang, o Projeto de Desenvolvimento Sustentável Virola Jatobá tem 23.558 hectares, e oficialmente 170 famílias de pequenos produtores e extrativistas, têm autorização para viver na área que fica na Vicinal do km 120 na BR-230.

Fonte: Confirmanotícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário